Garotas Valentes!

Hoje eu fui assistir o novo filme da Disney Pixar, Valente. Ele conta a história de uma adolescente que busca o controle sobre sua própria vida. Isso me fez pensar em como a sociedade encara as garotas que decidem controlar sua próprias vidas. 
É estranho pensar nisso na sociedade em que vivemos atualmente. É muito simples deixar-se guiar pela mídia e deixar que outras pessoas pensem por você. Basta ligar a televisão ou abrir uma revista, a primeira coisa que vemos são adolescentes com 15 anos que já usam maquiagem e salto alto. Não que eu seja contra esse tipo de coisa, não sou, mas acho um tanto precoce. Eu mesma só senti vontade de usar maquiagem daquela maneira e de usar salto com aquela frequência agora que vou completar 20 anos. E mesmo assim, não uso salto por conta das minhas atividades diárias. 
Enfim, estamos cercas de personalidades que só se preocupam com o estado de seus cabelos e como arranjarem namorados. Será mesmo que precisamos de mais mentes fúteis em nossas vidas? Será mesmo que dependemos tanto assim dos homens a ponto de termos de esperar por eles para resolvermos nossas vidas?  
Minha reposta é não!  Não precisamos ter esse tipo de preocupação, não precisamos esperar por homem algum para conquistar nossos sonhos mais profundos. Ao mesmo tempo em que estamos cercados de maus exemplos, estamos cercadas de mulheres extraordinárias. Muitas delas são personagens, como a da Disney, outras são mulheres de verdade que exercem até mais influência do que homens. Eu poderia citar vários exemplos, começando pela presidente do Brasil e terminando com Hermione Granger de Harry Potter!
A questão é que nenhuma dessas pessoas/personagens deixou que as circunstancias falasse mais alto do que a vontade de concretizar sua liberdade de escolha. Não é fácil dizer eu vou fazer isso ou aquilo, não é simples assumir as rédeas de sua vida e dizer eu vou fazer isso. Mas temos exemplos, sabemos de mulheres que conseguiram. Por que não nós? Por que não podemos? Por que ainda continuamos a querer apenas o básico? Por que ainda nos imaginamos limpando casas e cuidando de filhos quando podemos fazer isso e muito mais?
Outro dia eu li um artigo escrito pela própria J.K Rowling e ela dizia que é frustante abrir as revistas e ver mulheres com muito menos do que seu peso ideal dizendo que o mais importante é tomar conta de seu cabelo pois ele pode te proporcionar muitas coisas. Ela dizia ainda que se sentiria muito mal ao saber que alguém que lê seus livros acabou por pensar dessa maneira um dia. Vemos pelo exemplo de vida da própria J.K e de suas personagens que mulheres podem mudar o rumo de história sem nem mesmo se preocupar somente com seu cabelo.
Enfim, acho que era isso o que eu queria dizer! Nós podemos manter nossas unhas impecáveis e ainda sim podemos dominar o mundo. Podemos mudar paradigmas e fazer com que o mundo caia a nossos pés. Tudo isso sem precisar usar roupas vulgares ou nos fazer de burras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha sonora

Sonhei.

Depois da tempestade.